sábado, 5 de setembro de 2015

OS DEIXADOS PARA TRÁS...


Dizem que na Idade das Cavernas o homem atribuía a Deus qualidades antropomórficas, isto é, outorgava suas próprias características a Deus, ou a um ente qualquer apenas considerado superior (seja deuses, ou quaisquer outros entes naturais ou sobrenaturais). 

No entanto, tal pensamento não passa de ledo engano. Porque, até os dias atuais, continuamos a nos comportamos desta maneira. Ou seja, durante todo este tempo de existência e evolução humana continuamos carreando esta herança atávica. 

Concluindo, mesmo nos dias que correm, isto é, no ano de Nosso Senhor de 2015, ainda prosseguimos atribuindo a Deus qualidades humanas, as nossas características; tais como a capacidade de se irritar, de se vingar, de punir, de cobrar, de se irar, de promover e causar violência, o poder de destruir... Milhares de milhões ainda pensam que Deus é um velho barbudo, de longas barbas brancas. Absurdo total de uma mentalidade infantil!

Se Deus tivesse qualquer aparência humana, isto significaria que Ele estaria contido no Universo. Neste caso, estariam certos os cientistas que consideram o Universo maior do que Deus, porque, neste caso, o Universo conteria Deus e não o contrário, consequentemente seria o Universo maior do que Ele. 

Este é um dos absurdos lógicos do antropomorfismo. 

E como atribuímos qualidades humanas a Deus, Lhe imputamos a capacidade de pegar, ou melhor, de levar os bonzinhos desta Terra deixando para trás aqueles que não são tão bons assim. Esta é a ideia básica de várias correntes evangélicas, a qual é conhecida como Arrebatamento. 

E o escritor norte americano Tom Perrota aproveitou para explorar esta ideia ou conceito em seu livro "The Leftovers", traduzido para o português como "Os Deixados Para Trás". 

Não li o livro, mas acompanhei um pouco a série que passa na HBO, criada ou produzida em cima do livro citado. Bem interessante! Nela vai-se mostrando o desespero, a angustia, o sofrimento e etc dos que ficaram, daqueles que foram deixados. Insanidades que podemos aferir da loucura humana de se atribuir a Deus seus defeitos e falácias. DEUS JAMAIS AGIRIA ASSIM OU DESTE MODO!!!

Deus não tem características humanas. Por conseguinte, não é um ente desalmado e sem coração. Os homens sim, agiriam assim sem pestanejarem, mas Deus jamais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário