quinta-feira, 9 de março de 2017

CRENÇAS


Todos nós as temos, independentemente, de qualquer condição social, econômica ou educacional (acadêmica).
Uns, acreditam nos dogmas religiosos; outros, acreditam nos dogmas e descobertas científicas (não acreditar em nada, também é uma crença: A crença do nada!).
Por conseguinte, uns, adotam as crenças ateístas (doutrina ou atitude de espírito que nega categoricamente a existência de Deus, asseverando a inconsistência de qualquer saber ou sentimento direta ou indiretamente religioso, seja aquele calcado na fé ou revelação, seja o que se propõe alcançar a divindade em uma perspectiva racional ou argumentativa).
Outros, professam as crenças teístas (doutrina comum a religiões monoteístas e sistemas filosóficos freq. inclinados ao fideísmo, caracterizada por afirmar a existência de um único Deus, de caráter pessoal e transcendente, soberano do universo e em intercâmbio com a criatura humana), ou politeístas (sistema ou crença religiosa que admite mais de um deus).
P.S.: Por incrível que pareça, os ditos CRISTÃOS ATUAIS são politeístas e não monistas, porque, acreditam e professam a divisão de Deus em 3 pessoas, isto é, são partidários da trindade divina. A mesma crença Hindu e de outras culturas politeístas do passado (todas elas adotavam uma trindade divina, sob nomes diferentes), só que lá eles empregam outros nomes para Deus. Entretanto, a ideia subjacente é a mesma.
Para os Católicos e Protestantes são: Deus, o Filho (Jesus) e o Espírito Santo (indeterminado).
Para os Hindus são: Brahma, Vishnu e Shiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário