sexta-feira, 18 de maio de 2018

VOCÊ É ESPÍRITA E ESPIRITISMO É RELIGIÃO?...

ALGUÉM NOS PERGUNTOU PELO WHATSAPP: Ficou uma dúvida, você não é espírita? O espiritismo é ou não uma religião?

Bom, sou Cristão e adotei o Espiritismo como expressão ou manifestação de fé. Fiz isto após estudar várias religiões dos 4 cantos do mundo, e encetar todo um estudo de vários conhecimentos, linhas de pensamento e ensinamentos de várias culturas. Das quais podemos citar: Algumas das religiões da Índia e correntes de pensamento Indiano, no qual citamos as diversas linhas Yogues; algumas correntes do Budismo, tais como o Budismo Tibetano, o Indiano e o Zen; algumas das filosofias da China: Taoismo, Confucionismo e as artes marciais; vi alguma coisa do xintoísmo japonês; estudei diversas correntes do Xamanismo; estudei diversas Doutrinas Secretas, iniciando na egípcia com o Hermetismo, indo à Cabala Hebraica, Teosofia, e mais fortemente: Rosa cruz, Maçonaria, Gnose e outras, enfronhei pelas várias correntes derivadas do Cristianismo: Catolicismo, Protestantismo e algumas correntes que originaram os Evangélicos atuais; estudei a história do Cristianismo...

Estas são algumas de nossas andanças por aí que nos lembramos, caminhos que percorreremos ao longo do tempo. Sempre que lembramos de nossa caminhada, deixamos alguma coisa para trás, como por exemplo: Estudamos um pouco de Astrologia, aprofundamos no estudo da Ufologia, vimos muito da Parapsicologia e a vimos mudar ao longo do tempo e das propostas iniciais, iniciamos estudos das Ciências e suas origens... E algumas coisas a mais, além destas mencionadas!

Portanto, a minha opção pelo Espiritismo foi realizado de modo consciente. Foi uma escolha! A pessoa que foi "educada" numa ou noutra corrente de pensamento, ou, adotou ou conheceu apenas uma face, para ela não foi ou existe escolha. Para configurar uma escolha há que existir um estudo, conhecimento de mais de uma face daquilo a que se propõe.

O Espiritismo é uma religião? De modo sucinto, sim e não. Não no sentido comum e vulgar da palavra, tais como encontramos nas práticas das igrejas. E sim em seu sentido mais profundo, quando vamos às origens da palavra religião que significa "religare" ou re-ligação. Como religião o Espiritismo revive o Cristianismo, isto é, ele é uma religião enquanto filosofia de vida, ou seja, um modo de viver conforme os ensinamentos propostos por Jesus. E aqui não basta dizermo-nos espíritas, há que vivenciarmos os ensinamentos e instruções. Portanto, o lema é: Fora da caridade não há salvação; sendo contrário ao lema das igrejas, e, em particular: Católico, Protestante e Evangélico: Fora da Igreja não há salvação. E outro lema fundamental é: Reconhecemos o verdadeiro espírita pelo esforço que ele faz/emprega em sua transformação moral.

Na verdade, o Espiritismo não é apenas uma religião. Ele traz em si mesmo a manifestação de um tripé ou triângulo, que são: Religião, Filosofia e Ciência. Dentro deste arcabouço, você irá encontrar a parte filosófica em O Livro dos Espíritos, a parte científica em O Livro dos Médiuns e o módulo (parte, face) religioso em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Em relação à Ciência, a proposta dos Espíritos para nós é: Se a Ciência em qualquer ponto provar que o Espiritismo está errado, é o obrigação do Espiritismo abrir mão daquele ponto em questão e ficar com a Ciência.

Como filosofia, ele vai de encontro às propostas de todos os grandes pensadores da história humana: Sócrates, Platão, Giordano bruno, Kant, Voltaire, Russel, dentre alguns.

É isto!

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário